Como cultivar Coleus em vaso ou jardim

cuidando de coleus

   O coleus é da família Lamiacea uma planta com muitas variações em muitas dezenas de cultivares com várias cores textura de folhas e padrões, é uma planta de pouca manutenção e de climas tropicais que se desenvolve em condições quentes e úmidas, ou seja adora um calor e não toleram geada então deixe-a bem longe de ar condicionado viu. Produz flores azuis ou brancas, contudo muitos cultivadores retira-as para que sua energia esteja voltada pra a produção de lindas folhas.

   Se desenvolve e fica linda em um vaso dentro de casa dando uma sofisticação decorativa ao ambiente interno, quanto em jardim  quando plantada na primavera ao ar livre se desenvolve rapidamente chegando ao seu tamanho em uma única estação.

cultivando coleus
Luz e Ambiente 

  É uma planta que depende de sua variedade sendo algumas de meia sombra e algumas com necessidade de exposição a luz.  Por exemplo coleus que já estejam com crescimento total necessitam de locais de sombra parcial a sombra total. Já coleus mais novos que estão crescendo necessita de ambientes que possam receber mais sol. Contudo se o local que você mora é mais quente e seco a planta em qualquer forma que esteja necessita de sombra em especial na parte da tarde. Já em locais mais frios a planta em qualquer forma necessita de sol para ajuda-la a se aquecer. Em climas secos o coleus gosta de umidade, logo então borrife água em suas folhas ou a deixe no banheiro. Por isso o ambiente sendo interno ou externo estude o local e temperatura de sua cidade para poder cultivar essa linda planta no melhor local. E atenção quando plantada em vaso no período de inverno necessita de um pouco de sol ou luz difusa em um período do dia.

solo e vaso para coleus
Solo, Vaso e Podas 

    O melhor solo para o coleus é um solo rico em nutrientes e solto e úmido com ph regulado entre 6 e 7, por isso opte por um solo drenado, sol e rico em nutrientes para que sua planta se desenvolva muito bem.

   O vaso deve ser grande já que, é uma planta que cresce muito rápido e necessita de espaço para seu desenvolvimento e com drenagem já que se houver acumulo de água suas raízes apodrecem, em plantação em jardim coloque ela em um canteiro e com um bom espaçamento de uma planta para outra.

  A poda em coleus é algo essencial para seu desenvolvimento e ficarem cheias e densas em sua folhagem, comece a poda-la quando tiver com quinze centímetros de altura. quando não podada tende a ficar pernuda e perde sua forma bonita e com folhas densas.

Rega e Nutrientes

  A rega para o coleus dependerá de onde esta plantado sendo que em vaso necessita de regar duas vezes no dia em períodos quentes e uma vez ao dia em períodos mais frios.

 já em jardim a rega pode ocorrer uma vez a cada 2 ou 3 dias dependerá do clima e se o clima é mais seco. 

  Coleus é uma planta que gasta muita energia para manter suas folhas sempre exuberante, entretanto necessita de uma fertilização mensal a cada duas semanas para está sempre com seu vigor, sendo essa fertilização bem suave e balanceada para obter melhor cor de folhas.

rega e nutrientes para coleus
Propagação por Mudas

  Coleus é uma planta de muito fácil propagação, basta retirar estacas do caule cortando de quatro a seis dedos medidos, retirar todas as folhas da metade inferior ao corte e plante-o em um solo úmido até que solo cubra os nódulos das folhas expostas, coloque um plástico filme cobrindo apenas o solo para manter a umidade. Coloque as mudas em um local claro e quente até que enraíze isso ocorrerá em quinze dias depois disso retire o plástico e cultive com amor seu coleus .

  Para plantar através de sementes coloque as sementes espaçadas em um recipiente com envasamento e terra cobrindo as sementes com essa terra logo após passe um plástico filme por cima e em um local boa luminosidade e quente cerca de quinze dias começaram a brotar, quando isso ocorrer retire o plástico filme e cuide de suas mudas deixando sempre o solo úmido.

Posts Recomendados

Nenhum comentário ainda, deixe sua opinião abaixo!


Adicionar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *